top of page

Do que você sofre?
Faz parte da vida humana sofrer em algum momento, mas somos seres de linguagem e podemos dar um destino a nossa dor através da palavra.
Veja alguns dos motivos para você estar aqui:

01.

Transtornos Psiquiátricos

As doenças psiquiátricas como depressão, transtorno do pânico, TOC, TAG, entre outros, são tratadas em Psicanálise para além dos sintomas apresentados e diagnosticados em consultório psiquiátrico. No processo analítico busca-se compreender em quais pontos da vida houve o desencadeamento dos sintomas, sobre a função desses sintomas e o que está causando esse sofrimento. A psicanálise entende que muitas doenças psiquiátricas são apenas sintomas que revelam um mal-estar que ainda não estava consciente para o paciente. É necessário apostar que há algo para além dos sintomas, não pela busca de um sentido, mas para além disso, sobre as questões traumáticas que serão necessárias significar.

02.

Dificuldade de Aprendizagem

Ter um olhar para além da cognição, relação cérebro-mente, é importante quando se busca realizar uma investigação sobre as razões e forças inconscientes presentes nos desarranjos relacionados a aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são sintomas formulados pelo inconsciente como forma de lidar com a realidade que o sujeito está enfrentando. Portanto ao explorar para além do sintoma, buscando trazer a tona as verdades inconscientes, os sintomas desaparecem como consequência de um novo arranjo na forma de lidar com a vida.

03.

Sexualidade

Freud desde o início da psicanálise nos alertou como a vida psíquica estaá intimamente ligada a vida sexual. A energia psíquica fora chamada por ele de libido, pois a sexualidade não diz respeito apenas ao sexo, mas aos gostos particulares de cada sujeito no seu encontro com o outro. A sexualidade é tão importante que Freud chega a dizer que o sujeito está saudável quando ele tem capacidade de amar (estar com alguém) e trabalhar (se dedicar a um ofício que goste). Descobrir as coisas que você gosta é uma forma de autoconhecimento, que te dá mais sabedoria sobre si mesmo, sobre seus desejos e limites.

04.

Timidez e Dificuldade Relacional

A timidez é mais um sintoma de que algo não vai bem com a nossa autoimagem, aquela que criamos em nosso "espelho psíquico" sobre como os outros nos veem. Se temos uma imagem negativa a tendência a timidez é gerada pela insegurança em relação a aceitação do outro dessa imagem que acreditamos ser a realidade de quem somos. As dificuldades relacionais podem surgir dessa dificuldade com a própria imagem que sempre incomoda o sujeito e o leva a repetir essa imagem nas relações, a encarná-las, por mais ruins que elas sejam, o que pode provocar conflitos de aceitação e afastar as pessoas de seu convivo.

05.

Fobias & Medos Excessivos

Quando o sujeito se sente muito frágil diante de tudo, sobretudo na infância e podendo se extender até a idade adulta, qualquer coisa pode representar esse grande perigo de que ele não dará conta de se defender e reafirmar o seu lugar no mundo com autonomia. As fobias não são medos com experiências ruim com um animal, mas de uma repetição de algo muito "maior" do que ter medo de barata, mas o que o que esse animal representa psiquicamente. A história de cada um dará conta de demonstrar como a sua fobia está muito mais ligada as suas experiências infantis do que você pode acreditar.

06.

Maternidade & Paternidade

Tanto a maternidade quanto a paternidade, acabam caindo em um excesso de idealizações sociais do papel que seria correto a desempenhar essas figuras tão importantes na vida de uma criança, mas é a aquela que se encarrega no maternar que sofre com grandes expectativas e exigências para fazer jus ao nome "mãe". Quando uma mulher não puder separar o seu "ser mulher" do seu "ser mãe", quando a mãe ou o pai não encontram prazer algum no cuidado com seus filhos aponto de estarem deprimidos, quando um filho não corresponde a suas investidas e isso começa a desgastar a relação, entre tantas outras problemáticas, ela poderá encontrar ajuda e investigar do que se tratam suas angústias maternas e paternas, e quais são as suas possibilidade na maternidade e na paternidade, sem ter que ceder aos padrões sociais mortificantes, tem relacionamentos mais saudáveis com os filhos.

Dúvidas?

1. Como faço para agendar?

Envie uma mensagem clicando aqui para fazer seu agendamento.

 

2. 

Me envie uma mensagem para começar sua jornada de autoconhecimento.

  • Instagram
  • Black Facebook Icon

Psicóloga Ana Caroline Piaceski  CRP-PR 08/31338 - Av. Guilherme de Paula Xavier 768, Centro, Campo Mourão

bottom of page